28.4.06

Notícia

Dança Étnica na Universidade do Algarve

A entrada da Escola Superior de Educação (ESE) da Universidade do Algarve (UAlg) foi, na tarde do dia 26 Abril, palco de um espectáculo cheio de alegria, cor e movimento, a cargo do grupo de dança étnica da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
Este grupo, criado em Março de 2005, é constituído por jovens de ambos os sexos e de várias origens étnicas, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, a residir no Lar “A Gaivota”, uma das valências da Santa Casa.
Segundo a responsável e dinamizadora destes jovens, a Educadora Comunitária Letícia Quintal, estas actividades culturais e artísticas possibilitam a coesão e integração de jovens de minorias étnicas, permitindo ocupar os seus tempos livres, desenvolver competências pessoais e sociais, melhorar a sua auto-estima, fomentar o trabalho em equipa e a cooperação e, muitas vezes, ajudar na resolução de conflitos.
O espectáculo dividiu-se em quatro momentos distintos, tendo iniciado com uma dança tribal denominada “Dança da Seca” baseada no tema musical de Marisa Monte e continuado com uma coreografia de “Dança do Ventre”. A 3ª dança, baseada nos passos da capoeira, mereceu o aplauso de todos. Por último, o grupo surpreendeu todos os presentes, quando, mudando o seu registo e ao som de um ritmo pop, apresentou uma coreografia mais “moderna”, designada por “Dança das Cadeiras”, proporcionando ao público assistente agradáveis momentos.
É de salientar que, para além da actuação propriamente dita, este grupo realiza todo o trabalho de concepção coreográfica e confecção dos figurinos.
O responsável por este evento, o docente Hélder Raimundo, fez um balanço bastante positivo do mesmo, lamentando apenas alguma falta de adesão por parte dos estudantes.
*
Texto de Dário Alves e Rita Coles
Imagem de Marta Martins
Faro, 26 de Abril de 2006
(alunos do 4º ano do Curso de Ciências da Comunicação, ESE – UAlg)
*
Para ver notícia online clicar na imagem.