5.4.06

Ainda a reunião com a ANES

No dia 25 de Março de 2006 o director, dois docentes e alunos do curso de EIC reuniram-se, na ESE, com três educadoras sociais que fazem parte da Comissão Instaladora da Associação Nacional de Educadores Sociais (ANES). Esta tem como objectivos:
- Lutar pelo reconhecimento da classe profissional de Educadores Sociais enquanto Técnicos Superiores;
- Divulgar a nossa profissão na instituições do Estado, nas instituições de solidariedade social e na sociedade civil em geral;
- Lutar pelo reconhecimento do estatuto do Educador Social por parte dos Ministérios da Educação, da Justiça, da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social;
- Melhorar as condições salariais.
No seu Plano de acção para o ano de 2006, constam:
- Constituição da ANES;
- Elaboração do perfil de competências do Técnico Superior de Educação Social;
- Divulgação, junto das diferentes instituições, das competências do Técnico Superior de Educação Social;
- Criação de página na Net;
- Promoção de encontros, conferências e seminários relativos aos diferentes âmbitos de actuação do Técnico Superior de Educação Social.
Esta reunião serviu para divulgar esta associação e para mostrar que temos que estar todos empenhados para que consigamos ser reconhecidos e ter direitos semelhantes aos outros técnicos. É positivo deslocarem-se para falar pessoalmente com cada universidade que tem cursos semelhantes. Mostraram-nos empenho e fizeram-nos sentir que unidos poderemos concretizar um objectivo comum: sermos reconhecidos como Educadores Sociais e como técnicos importantíssimos numa equipa multidisciplinar.
Se alguém quiser entrar em contacto com a ANES, deixamos aqui o E-mail e os números de telefone:
aneducadoressociais@gmail.com
939512136 (Filipa Coelhoso) / 965457693 (Elsa Gomes)

Sónia Silva (4º EIC)