21.4.06

Encontro Ibérico - Workshops

I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social
Resumos dos Workshops Temáticos

I BLOCO: 14.30 às 16.00h

1 – Apresentação de Material para Educação de Adultos – Sala 94
Universidad de Sevilla
Desenvolveremos uma actividade lúdica para trabalhar conceitos relacionados com a participação cidadã e analisaremos os processos para a elaboração da mesma.

2 – Técnicas e habilidades para a Intervenção Social – Sala 95
Marta Rodriguez Morán
Apresentação de diferentes técnicas de grupo que favorecem a participação, incorporando elementos lúdicos e habilidades sociais que favoreçam o êxito nas intervenções sociais.

3 – Oficina da Sexualidade – Sala 96
Carina Resende e Ana Artur
A Oficina da Sexualidade pretende sensibilizar para uma sexualidade que se quer saudável e feliz. Trabalhar-se-ão temas como puberdade, o ciclo menstrual, a gravidez, a contracepção e as infecções sexualmente transmissíveis, através de dinâmicas de grupo.”

4 – Terapias Alternativas – Ginásio
Marta Coelho, Vanessa Palma e Sara Batista

Dar a conhecer as diferentes terapias alternativas, que todo e qualquer Educador Comunitário pode utilizar no seu percurso de trabalho. Apresentar, como exemplo a todos os interessados, algumas terapias atendendo ao contexto do workshop.

5 – Terceira idade – Sala 55
Joana e Rossana
“ O Jogo do Conhecimento” sobre terceira idade, é uma forma divertida e dinâmica de conhecer esta área. Venham jogar connosco!

II BLOCO: 16.30m às 18.00h.

6 – Oficina de Teatro do Oprimido – Sala 55
Filipa Azevedo
1, 2…3, acção! Inspirado em Paulo Freire, o Teatro do Oprimido procura a libertação dos oprimidos. Sendo uma poderosa ferramenta de intervenção social, esta técnica é feita com, para, e pelos oprimidos! Vem participar nesta breve, muito breve, introdução às técnicas do teatro do oprimido!

7 – Danças do Mundo – Átrios da ESE
Bruna, Manuelzinho, Ângela e Sónia Dores
O workshop “danças do mundo” tem por objectivo conhecer diferentes culturas através da sua dança. Um rancho folclórico algarvio, o Hip Hop e as danças africanas Kizomba e Funáná, ocupam neste um lugar de destaque, onde a interacção, a partilha, a troca e o conhecimento se tocam.

8 – Desenvolvimento Comunitário – Sala 94
Universidad de Sevilla
A partir de uma experiência concreta de desenvolvimento comunitário na cidade de Sevilha, compreenderemos o seu conceito, características, etc.

9 – Percussão Corporal – Ginásio
Rui Afonso
Se tem problemas para ouvir os outros, esta farto(a) de jogos competitivos ou pensa que não sabe fazer música… então você precisa da NOVA LOÇÃO PErcuteME CORPORAL

10 – Voluntariado – Sala 95
Javier Castro Medero
Apresentação de práticas profissionais no âmbito das ONG`S e Instituições públicas e privadas.