1.4.06

Encontro Ibérico - Nota de imprensa

I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social
decorre em Faro a 5 e 6 de Maio
*
Nos próximos dias 5 e 6 de Maio decorre, na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, em Faro, o I Encontro de Educação e Trabalho Social, organizado pelo Curso de Licenciatura em Educação e Intervenção Comunitária. O Encontro conta com a colaboração dos cursos de Pedagogia Social da Universidade de Sevilha e de Trabalho Social da Universidade de Huelva (ambos de Espanha). Este evento dá continuidade aos quatro Seminários Ibéricos realizados entre os anos de 1998 e 2004, nas cidades de Faro e de Sevilha, organizados pelas respectivas universidades.
No quadro da Declaração de Bolonha – que pretende implementar na União Europeia, um mecanismo educativo de equidade e mobilidade –, este Encontro reveste-se de extrema importância para os educadores e trabalhadores sociais no espaço europeu. Lembre-se que os últimos estudos colocam as áreas profissionais da protecção social nos primeiros lugares das exigências técnico-científicas em termos de mercado de trabalho. Particularmente, para os educadores comunitários, a relevância do momento demonstra-se pelo facto da necessidade de agregação, de todos as licenciaturas da área social, numa única designada de “Educação Social”, a iniciar com a implementação do processo de Bolonha em Portugal.
A colaboração científica entre docentes e alunos das universidades do Algarve, de Sevilha e de Huelva é, deste modo, uma plataforma fundamental na procura de caminhos decisivos para o desenvolvimento educativo e cultural dos dois países, no campo das problemáticas da educação e do trabalho social. Para este I Encontro a temática agregadora é a Exclusão Social, tema à volta do qual os educadores discutirão (no sábado, 6 de Maio), os temas específicos: exclusão e terceira idade; exclusão e crianças e jovens em risco; exclusão e trabalho com minorias; exclusão e deficiências. O primeiro dia (sexta, 5 de Maio) é dedicado à apresentação das perspectivas curriculares e educativas dos três cursos presentes; e ainda à realização de dez workshops (oficinas) dedicados a matérias curriculares de educação social. Durante o Encontro os participantes terão oportunidade de integrar diversas sessões de animação comunitária e participar num serão gastronómico e cultural na cidade de Faro.
Consubstanciando um modelo de educação-participativa, este Encontro é organizado, conjuntamente, por docentes e alunos dos três cursos das Universidades presentes.