27.11.06

Projecto de Solidariedade da Secção Autónoma de Estudantes Africanos



Projecto Solidariedade

O Projecto Solidariedade surge na sequência do crescente aumento de carências financeiras por parte dos estudantes africanos, não só pelas dificuldades dos Pais em cobrir todas as despesas de manutenção e estudo em Portugal, como também pela falta de apoio dos respectivos Estados e/ou Governos. Para adquirir formação académica superior, a maioria dos estudantes vem para Portugal, neste caso para a Universidade do Algarve, ao abrigo das vagas atribuídas anualmente aos países africanos da língua oficial portuguesa. Muitos não têm bolsa de estudo quer do Estado que lhe concedeu a vaga, quer do seu próprio País de origem. A solução encontrada para colmatar estas dificuldades financeiras tem sido arranjar um part-time para poder custear os seus estudos. O cenário actual é muito complicado. As propinas aumentaram drasticamente acompanhadas da subida do custo de vida. Como se não bastasse, o emprego com visto de estudante tornou-se muito difícil de conseguir. De acordo com a Lei que regula o trabalho de estudantes estrangeiros, esta obriga-os a pedir autorização ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para trabalhar (art. 13). Esta autorização só é dada se o estudante tiver já um contrato de trabalho previamente apresentado na Inspecção-geral do Trabalho e como as duas licenças se requerem uma à outra ao mesmo tempo, os estudantes dificilmente arranjam emprego. Os que conseguem contrato, recebem pouco mais de 200 euros, o que não dá praticamente para cobrir as despesas mensais. A maior parte das vezes, os estudantes ficam entregues à sua sorte e à luta pela sobrevivência. Além da questão financeira, preocupa-nos também o estado de ansiedade e pânico com que normalmente os novos alunos (caloiros) africanos chegam a Portugal devido ao facto de estarem pela primeira vez num país com modo de vida e sistema de ensino completamente diferente do que estão habituados. Perante esta situação, a Secção Autónoma de Estudantes Africanos da Universidade do Algarve, decidiu elaborar o presente Projecto que pretende solidarizar-se com os estudantes em causa e pôr em prática as medidas de acolhimento e integração necessárias que evitem situações de isolamento e outros problemas de carácter social.

Destinatários:

O projecto destina-se aos estudantes africanos recém chegados à Universidade do Algarve e com dificuldades na integração e aos mais necessitados, sem bolsas de estudo.

Objectivos gerais do projecto:

1. Promover uma melhor recepção e integração aos novos alunos
2. Fomentar uma maior interacção e solidariedade entre estudantes
3. Servir de intermediário na resolução de alguns problemas como por exemplo, os relacionados com a renovação do visto, matrículas e propinas em atraso, etc.
4. Combater o insucesso e o abandono escolar
5. Aquisição e distribuição de produtos da primeira necessidade.

Acções do Projecto:

1. Apoio pedagógico nas áreas que se têm mostrado mais sensíveis:
Ex. Informática na óptica de utilizador;
Aquisição de conhecimentos da Língua Inglesa.
2. Apoio social:
2.1 Parceria com algumas entidades e/ou instituições sobretudo para aquisição de produtos de primeira necessidade.
2.2 Promoção de eventos recreativos e culturais de integração.
2.3 Instituição de uma rede informal de apoio, recepção e inserção aos estudantes.
3. Sensibilização e divulgação das actividades.


Duração:

O projecto terá, numa primeira fase, a duração de 12 meses com início previsto para Outubro de 2006. Depois deste prazo, poderá ser alterado ou adequado aos problemas que vierem a surgir.

Coordenação:

A coordenação do Projecto estará a cargo de uma comissão criada pela Direcção Geral da SAEAUALG.


Execução e Viabilidade do projecto

Para que este Projecto seja viável e exequível, espera-se poder contar com a colaboração de todos os estudantes africanos da UALG e com o apoio de Instituições e de pessoas singulares. Actualmente, a Caritas Diocesana, fornece duas vezes por ano, alguns produtos da primeira necessidade a cerca de setenta estudantes; a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget, em Silves e os Lions Clube de Faro fornecem alguns produtos também da primeira necessidade, uma vez por ano (Cabás de natal); os Serviços de Acção Social da Universidade do Algarve têm apoiado casos pontuais quer no alojamento quer em outras situações; a ACA, uma Organização não Governamental, atribuiu bolsa de estudo a um estudante africano; a Escola Superior de Educação disponibilizou a sala e equipamentos informáticos para as aulas de informática.