24.11.06

Escritas dos alunos

Seguindo o ruído agradável da ribeira, seguimos aldeia abaixo, até chegarmos ao invulgar Posto de Turismo situado na Casa Memória D´Alte. Aqui encontramos um pouco da história de Alte e sobre os seus costumes, nomeadamente aprendemos um pouco da história do esparto e observámos uma antiga cozinha tradicional da região.

Esta visita alertou-nos sobretudo para a questão do desenvolvimento rural, que ainda fragilizado pelo impiedoso tempo está a progredir graças a Associações como a IN LOCO, a Juntas de Freguesia do barrocal algarvio e às Câmaras que desenvolvem este género de iniciativas. Sem deixar de mencionar a excelente utilização de recursos mobiliários por parte destes organismos.

Sara Batista, 16 de Novembro de 2006, 4º EIC [ler o resto aqui]


Quando se pisa o chão sente-se a rua de calçada debaixo dos pés, ouve-se o som terno da água que corre num chafariz, cheira-se a terra molhada (ou não tivesse acabado de chover) e vê-se um conjunto de edifícios brancos, de formas harmoniosas, que se fundem com o verde da natureza circundante. Chegou-se a aldeia de S. José, um local plantado no concelho de Portimão que à primeira vista faz lembrar uma urbanização como tantas as outras, mas depressa se percebe que tem uma funcionalidade maior que simples local de habitação.

Vânia Martins, 3º Ano, E.I.C. [ler o resto aqui]