30.5.06

I Encontro de Poetas Populares de Querença

No passado dia 28 de Maio (domingo) teve lugar no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença o I encontro de poetas populares de Querença.
Numa organização conjunta da J.F. Querença, Casa do Povo e do núcleo de estagiárias do 3º ano do Curso de Educação e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, este primeiro encontro teve como principais objectivos a divulgação da cultura popular e também homenagear os “poetas da vida”, gente simples do mundo rural que durante a sua vida tomaram o gosto pela poesia e dela fizeram a sua ocupação dos poucos tempos livres que tinham e têm.
O encontro juntou cerca de 80 pessoas que num ambiente de festa e partilha poética tiveram a oportunidade de ouvir versos de Filipa Faísca, Albertina dos Santos, João Conceição, Manuel de Sousa e até o próprio presidente da junta de freguesia, Manuel Viegas dos Santos que leu alguns versos de poetas naturais de Querença já falecidos de onde se destaca José Luisa, um acarinhado poeta da terra. Houve ainda momentos de espontaneidade em que as pessoas da audiência soltaram as suas quadras e os seus versos na sala.
No encontro houve ainda tempo para falar de história e neste caso da história da poesia popular do concelho e da própria freguesia de Querença. Presente esteve o Eng. Luís Guerreiro da divisão de cultura da Câmara Municipal de Loulé que falou um pouco sobre o que representa a poesia popular do interior do concelho, a sua génese e os seus protagonistas.
Mas não só de poesia viveu este encontro, também a música marcou presença com os sons do acordeão de Manuel de Sousa (filho do famoso acordeonista popular “Ti Matias”) e os bandolins e as violas de artistas da terra a animarem a sala ornamentada em clima de festa e boa disposição.
Do sucesso do encontro resultou a vontade de publicar em livro os testemunhos, os poemas e versos e as letras das músicas, apresentadas no decorrer do encontro.
Este encontro contou com o apoio da Casa do Povo de Querença e da Câmara Municipal de Loulé.
(texto de Bruno Inácio-vice presidente da J.F. Querença)