21.2.06

Alargar a roda

Colóquio “Saber Viver”

No passado dia 9 de Fevereiro, tal como aqui foi noticiado, houve no Auditório do Centro Cultural de Lagos um colóquio denominado “Saber Viver”, organizado pelo Gabinete do Idoso, da Câmara Municipal de Lagos. Este destinava-se particularmente à população sénior do concelho, aos técnicos e profissionais da área da terceira idade, mas estava também aberto à comunidade em geral.
O colóquio teve como objectivos proporcionar aos participantes uma tarde de formação na área da recreação, de modo a sensibilizar a população sénior, os técnicos e profissionais da área e comunidade em geral, para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis; promover crescentes níveis de auto-estima e o desenvolvimento de interacção em grupo; promover a participação efectiva dos idosos na vida sociocultural do concelho.
O programa do colóquio foi composto por três painéis: Aprender a saber viver, Os afectos e as emoções na terceira idade e Como enfrentar a vida com optimismo?
O primeiro painel (Aprender a saber viver), teve como orador o Prof. Dr. Victor Monteiro, Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que falou sobre o envelhecimento como um processo irreversível que afecta de um modo progressivo os órgãos do corpo humano, destacando que este não deve ser visto como uma doença. Este orador destacou ainda a importância do exercício físico, nomeadamente dos exercícios de força, como forma de melhorar a aptidão funcional dos idosos, as suas capacidades de reagir às quedas, tão vulgares nesta altura da vida, e também a sua qualidade de vida. E apresentou por fim um projecto realizado na Universidade acima referida que desenvolve investigação com idosos em actividades físicas que o próprio projecto desenvolve (musculação, hidroginástica, entre outros). O mesmo painel contou ainda com a oradora Dr.ª Sofia Furtado, responsável pelo “Projecto Saúde em Movimento” da Câmara Municipal de Lagos, que apresentou o mesmo aos presentes.
O segundo painel (Os afectos e as emoções na terceira idade), teve como oradores o Mestre Luís Jacob, Fundador e Director da Universidade Sénior de Almeirim, e a Enf.ª M.ª do Carmo Pacheco, Enfermeira no Centro de Saúde de Vila do Bispo e especializada em Geriatria e Gerontologia. O primeiro falou essencialmente do poder de escolha dos idosos, ou mais especificamente, na falta de poder de escolha que têm na nossa sociedade, salientando que os afectos e as emoções não são diferentes de acordo com a idade e por isso, também os idosos devem ter a opção de escolha nas suas vidas. O segundo, com base na sua especialização e experiência, abordou a situação de demência fruto do envelhecimento e problemas de saúde que daí advêm, falando especificamente da Doença de Alzheimer, explicando as atitudes e cuidados que quem trata deve ter, mas também alertando os presentes para a forma como deve combater os primeiros sintomas.
O último painel (Como enfrentar a vida com optimismo?), teve como oradores o Prof. Carl Zimmerling, professor de TAI-CHI CHUAN, que fez uma demonstração da mesma e explicou os seus benefícios, e o Prof. Alfredo Bandeira Rodrigues, professor de Risoterapia. Este último explicou como funciona a Risoterapia e quais os seus benefícios, terminando com uma pequena sessão da mesma em conjunto com os participantes no colóquio.
Por último, é de salientar que os objectivos do colóquio foram atingidos, uma vez que contou com uma elevada participação da população idosa, que não foi de alguma forma passiva ao que foi dito e nos momentos de debate tirou as suas dúvidas, partilhou experiências e incentivou os presentes não inscritos a participar nas actividades organizadas pelo projecto “Saúde em Movimento”.
*
Luciana Furtado, 2º ano de Educação e Intervenção Comunitária