13.6.06

Visita ao Centro Penintenciário de Huelva

No passado dia 30 de Maio de 2006 realizou-se uma visita de estudo ao Centro Penitenciário de Huelva, na qual participaram alunos do 3º e 4º anos do curso de Educação e Intervenção Comunitária. Esta visita permitiu aos alunos desfrutarem de um contacto directo com a realidade que se vive nesta prisão e conhecer os vários locais da mesma, nomeadamente o pavilhão das visitas exteriores, as oficinas de têxtil, metalúrgica e carpintaria, a lavandaria, a cozinha, o pavilhão polidesportivo, o pavilhão sócio-cultural e um dos 14 módulos de celas femininas.
A visita foi guiada por dois guardas prisionais juntamente com a Professora Joaquina Castillo Algarra, que se mostraram muito prestáveis, explicando-nos o funcionamento da prisão.
A apreciação geral da visita foi muito positiva, visto ter proporcionado aos participantes uma visão global do Sistema Penitenciário Espanhol e lhes ter permitido conhecer o contexto prisional. Convém também frisar a importância desta visita em termos profissionais, dado que o objectivo central deste centro penitenciário é a promoção da reinserção social dos reclusos. Para tal, o centro reconhece que o trabalho exercido pelos professores, psicólogos e trabalhadores sociais é essencial na concretização deste objectivo. Torna-se então pertinente reconhecer que a actuação dos educadores sociais nas prisões é necessária, tratando-se ainda de uma área com pouca intervenção em Portugal. Ficou assim explícito o interesse dos participantes por esta área. Fica-se, desta forma, na expectativa de que este trabalho de reinserção social se torne em mais uma das muitas áreas de intervenção que a educação comunitária abrange.

Susana Rebocho