20.10.06

Acção de Formação - "Uma Terra, Tantos Povos"

Acção de Formação com formadores do ACIME
(Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas)
Dia 24 de Novembro
10h30/12h30 - Acolhimento e Serviço Social
14h30/17h30 - Educação Intercultural
Público-alvo: profissionais empenhados no processo de acolhimento de imigrantes; mediadores sócio-culturais; professores; comunidade educativa em geral
Org.: CMFaro / Biblioteca Municipal de Faro / ACIME
Confere-se certificado de participação
Inscrições prévias: 289 897 500 / geral@biblioteca.cm-faro.pt

18.10.06

Seminário da ESREA

Realiza-se de sexta a domingo (20-22), em Faro, na Escola Superior de Educação, o I Seminário Europeu com o tema "Human Development and Adult Learning", organizado pela ESREA/ESE. Descarregue o programa aqui.

14.10.06

Última hora

A 2ª fase de colocação no ensino superior trouxe mais 15 novos alunos para o 1º ano do curso. Depois de vagas libertadas e trocas, a turma ficou com 33 alunos, ficando apenas duas vagas sobrantes (lembro que as vagas disponíveis eram 35). Através do sistema de acesso a maiores de 23 anos estão ainda a aguardar dois alunos seleccionados, o que preencherá as vagas referidas. Por curiosidade, a nota do último colocado é de 107, 4.
Para mais informações consultar aqui as listas de candidatos; e aqui os dados do curso de EIC (nºs 608 e 609).

13.10.06

Prémio Nobel para criador do Microcrédito

O prémio Nobel da Paz foi entregue a Muhammad Yunus e ao Grameen Bank, anunciou esta manhã a Real Academia Sueca.
Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank, foi este ano distinguido com o prémio Nobel da Paz, pela sua contribuição para o desenvolvimento do microcrédito.
Em 1976, Muhammad Yunus criou, no Bangladesh, o Grameen Bank - o primeiro banco de microcrédito no mundo - com o objectivo de "criar um sistema de crédito mais justo e acessível às pessoas com menos posses".
Ler artigo aqui.
*
O curso de EIC já promoveu duas pequenas conferências sobre a matéria: a primeira com a presença de Jorge Wemans (presidente da Associação de Microcrédito e actual director da 2:), a convite do professor António Fragoso; e a segunda com Rui Gonçalves, agente do Microcrédito para a zona sul, a convite do professor Helder Raimundo (desta, podem ler uma notícia aqui).

Conferência sobre drogas

No âmbito da Licenciatura em Sociologia da Universidade do Algarve, a Direcção do Curso organiza anualmente um ciclo de palestras em Ciências Sociais intitulado «Sociologia ao Fim da Tarde».
A próxima conferência, intitulada «Consumo de drogas: desafios de uma abordagem integrada» a cargo de José Júlio Sardinheiro, Sub-delegado Regional do Instituto das Drogas e Toxicodependências, é na Quinta-feira, 19 de Outubro de 2006, às 17.00h, na Sala de Actos da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (3º piso).
Apareçam!

2.10.06

Voluntariado

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Faro (CPCJ), em colaboração com várias entidades locais está a desenvolver um projecto de prevenção de comportamento de risco em meio escolar e familiar. Neste momento existem parcerias com a Escola Superior de Enfermagem, o INUAF de Loulé, e vários agrupamentos escolares de Faro. A ideia base do projecto é a criação de equipas multidisciplinares, nas áreas da saúde, psicologia e educação não formal, para intervirem em quatro escolas de ensino básico da cidade. Assim e para garantir uma intervenção integrada, a CPCJ de Faro, está receptiva a solicitações de estágios curriculares e voluntários de Educação e Intervenção Comunitária, no âmbito da intervenção supra mencionada.
Os interessados poderão contactar a CPCJ através dos seguintes números:
289 872 345
289 872 690