30.6.06

4º EIC - Investigações

Calendarização das Discussões das Investigações

Adelaide Ruivinho
Estudo do Curso de Rendas de Bilros na UTL de V. Real de Stº António
Prof. Joca
10/7 às 9,30 h-94

Ana Bentes e Ana Arnedo
A identidade cultural da comunidade da Lejana de Cima
Prof. Helder
10/7 às 11 h - 94

Andreia Santos e Bruno Inácio
“Uma vida a salvar vidas” – História de vida do presidente da A.O.A.
Profª Cláudia
10/7 às 14,30 h-95

Carina Teixeira e Telma Pires
Integração de pais portadores de deficiência mental na comunidade de Montemor-O-Novo
Prof. Helder
11/7 às 9,30 h-94

Ana Sofia Bexiga
À descoberta dos imigrantes de leste residentes em Quelfes, Olhão
Prof. Joca
11/7 às 11 h-94

Sandra Cabrita
Força de Viver – história de vida de dois toxicodependentes
Profª Cláudia
11/7 às 14,30 h-94

Ana Guerreiro
Estudo dos impactes do processo RVCC do Areal Gordo
Profª Cláudia
12/7 às 9,30 h-94

Cátia Caixeiro
Ivone Lampreia
Estudo de Caso da Associação de Solidariedade Social dos Professores do Algarve
Prof. Helder
12/7 às 9,30 h- 95

Ana Santos
A importância do voluntariado na equitação terapêutica no centro hípico Pinetrees de Almancil
Prof. Joca
12/7 às 11 h-94

Dora Martins e Mónica Afilhado
Intervenção na Cegueira – O Papel da ACAPO (Delegação Local do Algarve) na Integração Social das Pessoas com Deficiência Visual
Prof. Fragoso
12/7 às 14,30-94


Ângela Simões, Sónia Dores e Romana Santos
Crianças de ontem, adultos de hoje: abordagens biográficas de jovens adultos consideradas de risco do Inst. D. Fcº Gomes
Prof. Helder
13/7 às 9,30 h- 94

Hortense Morgado
Com Os Olhos da Alma: História de Vida de Uma Invisual
Prof. Fragoso
13/7 às 11,30 h- 94

Marta Velez e Sónia Silva
O Trabalho das Equipas de Rua-Estudo com toxicodependentes
Profª Cláudia
13/7 às 14,30 h- 94

Sandra Martins
O artesanato na Vila de Monchique
Prof. Fragoso
14/7 às 9,30 h- 94

Susana Rebocho
Aprender a (re)viver- Estudo sobre as actividades educativas no estabelecimento prisional de Faro
Profª Cláudia
14/7 às 11 h- 94

Alexandra Ramos e Rui Nascimento
O portador da deficiência: da reabilitação ao mercado de trabalho
Prof. Joca
14/7 às 14,30 h-94

Marta Junça
(Re) Aprender a Viver – Estudo de caso da comunidade do Azinheiro
Prof. Helder
19/7 às 9,30 h- 94

27.6.06

Jantar de Práticas de E.I.C - 3ªano

Como é do conhecimento dos alunos do 3º ano de EIC, há muito que havia a intenção de realizar um jantar no final das práticas, de forma a descomprimir e a trocar experiências de vida.
Assim, o jantar irá realizar-se no dia 29 de Junho de 2006, 5ª feira, pelas 20h00, em Quarteira.
Ponto de encontro: Quarteira (terminal rodoviário)
Hora: 20h00 ( ja estão incluidos os atrasos)
Restaurante: Lendário, na marginal de Quarteira
Ementa:
Entradas diversas
2 pratos: mista de carne ou arroz de tamboril (escolher um e indicar à Fernanda)
Fruta/salada de fruta ou doces
bebidas (vinho da casa, cerveja ou sumos)
café
Preço Previsto: 13 euros
Agradecemos que confirmem até 4ª f às 15h00 para o número 96 3192502 (Fernanda Duque)
Nota: Não se aceitam desmarcações, pois temos de as pagar.
Esperamos pela presença de todos:) Até lá:)

13.6.06

Visita ao Centro Penintenciário de Huelva

No passado dia 30 de Maio de 2006 realizou-se uma visita de estudo ao Centro Penitenciário de Huelva, na qual participaram alunos do 3º e 4º anos do curso de Educação e Intervenção Comunitária. Esta visita permitiu aos alunos desfrutarem de um contacto directo com a realidade que se vive nesta prisão e conhecer os vários locais da mesma, nomeadamente o pavilhão das visitas exteriores, as oficinas de têxtil, metalúrgica e carpintaria, a lavandaria, a cozinha, o pavilhão polidesportivo, o pavilhão sócio-cultural e um dos 14 módulos de celas femininas.
A visita foi guiada por dois guardas prisionais juntamente com a Professora Joaquina Castillo Algarra, que se mostraram muito prestáveis, explicando-nos o funcionamento da prisão.
A apreciação geral da visita foi muito positiva, visto ter proporcionado aos participantes uma visão global do Sistema Penitenciário Espanhol e lhes ter permitido conhecer o contexto prisional. Convém também frisar a importância desta visita em termos profissionais, dado que o objectivo central deste centro penitenciário é a promoção da reinserção social dos reclusos. Para tal, o centro reconhece que o trabalho exercido pelos professores, psicólogos e trabalhadores sociais é essencial na concretização deste objectivo. Torna-se então pertinente reconhecer que a actuação dos educadores sociais nas prisões é necessária, tratando-se ainda de uma área com pouca intervenção em Portugal. Ficou assim explícito o interesse dos participantes por esta área. Fica-se, desta forma, na expectativa de que este trabalho de reinserção social se torne em mais uma das muitas áreas de intervenção que a educação comunitária abrange.

Susana Rebocho

12.6.06

Seminário: Estratégias participativas y educación de personas adultas

Informam-se todos os estudantes do Curso de E.I.C. que a partida para Sevilha no dia 22/6 é às 8 h, frente à ESE.
Participantes:
1º ano: Jorge, Vera, Lara, Daniela, Inês Parente;
2º ano: Ana Margarida, Filipa Azevedo, Conceição, Shennen, Luciana, Isabel raoso, Andreia Monteiro, Ana Costa, Sara, Carla, Té;
3º ano: Vânia, Rita Ferro, Carina Artur, Sara, Daniela, Bruna, Mónica, Joana, Rossana, Neusa, Manuelzinho, Carina, Sónia Pirra, Alexandra, Ana Rita;
ano: Romana, Susana;
Docentes: Cláudia Luisa, António Fragoso, Joaquim do Arco

Ainda sobre o Encontro Ibérico a Hortense escreveu...no Planet Algarve

Decorreu nos dias 5 e 6 de Maio, na Escola Superior de Educação, o I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social. A Universidade do Algarve está de parabéns, pela forma como recebeu "nuestros hermanos" e como conseguiu dinamizar o evento. O encontro foi organizado por professores e alunos do Curso de Educação e Intervenção Comunitária, e nele participaram as Universidades de Sevilha e de Huelva, além da Universidade anfitriã. A temática debatida neste primeiro encontro foi a "Exclusão Social", apresentada em quatro painéis, onde se abordaram os seguintes temas específicos: " Exclusão e Deficiências", "Exclusão e Terceira Idade", "Exclusão e Minorias Étnicas" e "Exclusão e Crianças e Jovens em Risco". O encontro revestiu-se de grande importância para os trabalhadores da área social, no contexto do espaço europeu. De entre os projectos apresentados, como exemplo de boas práticas, há que referenciar os de Andaluzia e de Portugal, cujas temáticas e populações-alvo eram idênticos: a população de etnia cigana. Neles se pôde concluir que os problemas das comunidades ciganas em Portugal e em Andaluzia são semelhantes, particularmente no que se refere às crianças – entregues a si próprias, com a educação a cargo das mães, iniciação no mundo da droga e da ilegalidade, absentismo escolar e escolarização incompleta. Tudo isto, aliado à falta de formação profissional, conduz a um processo evidente de exclusão social. Sendo um encontro com temas tão importantes e marcantes na nossa comunidade, também problemas sociais de Quarteira nele estiveram presentes, através da intervenção de Soraia Morais. Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária, Soraia Morais falou do projecto "Clube Bus II" que a Casa da Cultura de Loulé tem desenvolvido nesta cidade. Esse projecto, de integração e desenvolvimento social, envolve os moradores do bairro do Igaphe. Segundo a oradora, tal projecto destina-se a tentar resolver problemas da comunidade originária dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), através de actividades de animação sócio-cultural, cursos de alfabetização e de iniciação profissional para adultos. Soraia Morais frisou que este programa pretende colmatar lacunas ao nível da prevenção da delinquência e marginalidade em Quarteira. Desse modo, o trabalho desenvolvido incide na prevenção dos comportamentos desviantes dos jovens, motivado pela inexistência de ocupação dos tempos livres e pelo precoce abandono escolar.
Os objectivos deste projecto passam por: proporcionar melhores condições de vida, reinserção socioprofissional da população-alvo, promoção da qualidade de vida, prevenção de situações de risco, alteração de hábitos e atitudes, animação sócio-cultural e desenvolvimento de redes de voluntariado e cursos de alfabetização. Para a concretização destes propósitos, o Clube Bus II tem contado com várias parcerias, nomeadamente: Câmara Municipal de Loulé; Junta de Freguesia de Quarteira; APALGAR; Centro Paroquial; Checul; Segurança Social; jornal A Voz de Quarteira, entre outros. No desenvolvimento do projecto, englobam-se diversas valências, das quais se destacam: o gabinete de apoio integrado, as actividades de tempos livres e acções diversificadas designadas como “Clube dos Bons Malandros” e o “Banco de Trocas” e ainda acções de sensibilização ao domicílio, com vista a estimular hábitos de limpeza doméstica e corporal, correcção de maus hábitos alimentares ou, ainda, a sensibilização para a poupança de água. Soraia Morais tornou evidente que o “seu” programa visa, sobretudo, uma valorização do exercício de cidadania e, no seu entender, tem sido uma experiência bem sucedida porque resulta da troca de experiências de culturas.

1.6.06

EI-Olhares #3


O Encontro Ibérico pelos olhos artísticos da Fifolitopa