28.4.06

Notícia

Dança Étnica na Universidade do Algarve

A entrada da Escola Superior de Educação (ESE) da Universidade do Algarve (UAlg) foi, na tarde do dia 26 Abril, palco de um espectáculo cheio de alegria, cor e movimento, a cargo do grupo de dança étnica da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
Este grupo, criado em Março de 2005, é constituído por jovens de ambos os sexos e de várias origens étnicas, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, a residir no Lar “A Gaivota”, uma das valências da Santa Casa.
Segundo a responsável e dinamizadora destes jovens, a Educadora Comunitária Letícia Quintal, estas actividades culturais e artísticas possibilitam a coesão e integração de jovens de minorias étnicas, permitindo ocupar os seus tempos livres, desenvolver competências pessoais e sociais, melhorar a sua auto-estima, fomentar o trabalho em equipa e a cooperação e, muitas vezes, ajudar na resolução de conflitos.
O espectáculo dividiu-se em quatro momentos distintos, tendo iniciado com uma dança tribal denominada “Dança da Seca” baseada no tema musical de Marisa Monte e continuado com uma coreografia de “Dança do Ventre”. A 3ª dança, baseada nos passos da capoeira, mereceu o aplauso de todos. Por último, o grupo surpreendeu todos os presentes, quando, mudando o seu registo e ao som de um ritmo pop, apresentou uma coreografia mais “moderna”, designada por “Dança das Cadeiras”, proporcionando ao público assistente agradáveis momentos.
É de salientar que, para além da actuação propriamente dita, este grupo realiza todo o trabalho de concepção coreográfica e confecção dos figurinos.
O responsável por este evento, o docente Hélder Raimundo, fez um balanço bastante positivo do mesmo, lamentando apenas alguma falta de adesão por parte dos estudantes.
*
Texto de Dário Alves e Rita Coles
Imagem de Marta Martins
Faro, 26 de Abril de 2006
(alunos do 4º ano do Curso de Ciências da Comunicação, ESE – UAlg)
*
Para ver notícia online clicar na imagem.

27.4.06

Curso de formação em braille

A Associação Tempus, Instituição Particular de Solidariedade Social, irá realizar um Curso de Formação em Braille, em São Brás de Alportel, dirigido a profissionais e à população em geral, estando neste momento abertas as Inscrições para a constituição de um grupo de formação.
Se estiver interessado ou desejar obter mais informações, deverá contactar a Associação Tempus.

Associação Tempus
Rua 18 de Junho, 96, 1º Dto Olhão
Tel: 289 721 622; Fax: 289 721 622
E-mail:
tempus@iol.pt
Site: http://associacaotempus.blogspot.com

26.4.06

Procuram trabalho?

A Câmara Municipal de Silves (CMS) precisa de um licenciado em EIC.
A CMS abriu um gabinete de apoio aos jovens do concelho, um projecto que está a arrancar agora, com uma psicóloga, uma professora e pensam que um técnico de EIC se encaixa no projecto. É para um estágio profissional, com possibilidades de integração futura. Agradeço que divulgem, e se conhecerem alguém que esteja interessado é para entrada imediata.
Os interresados devem contactar a Drª Sandra Moreira para o nº 96 3383006.
*
[Cláudia Luísa - edição de hfr]

As Práticas em Querença

Querença homenageou Quirino dos Santos Mealha com criação de Biblioteca

Foi inaugurada ontem a Biblioteca Dr. Quirino dos Santos Mealha, na aldeia de Querença. Para além da homenagem a uma das figuras ilustres da terra, este espaço de promoção cultural e incentivo à leitura significa também um esforço por parte de um grupo de alunas da Universidade do Algarve que desenvolveram um projecto inovador, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Querença e Casa do Povo.No âmbito de um estágio em Querença, as estudantes do 3º ano do curso de Educação e Intervenção Comunitária, Alexandra Ferreira, Ana Rita Fortunato e Sónia Pirra idealizaram o "Projecto Revitalizar - Viver e Aprender em Querença". Entre outras acções, este projecto visava a dinamização da Casa do Povo de Querença, bem como o envolvimento da população local numa maior participação cultural. Uma das principais carências sentidas pela população era a falta de uma biblioteca. Foi assim que surgiu a ideia de implementação deste equipamento cultural.Com o apoio de técnicos da Câmara Municipal de Loulé que recuperou também o espaço e cedeu os meios informáticos, foi possível transformar em realidade a Biblioteca Dr. Quirino dos Santos Mealha.Presentes na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, o Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, o neto de Quirino Mealha, o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Viegas dos Santos, e da Casa do Povo, Fernando Viegas, foram unânimes em considerar que esta infra-estrutura será importante para a população local, uma vez que "a cultura é cada vez mais um elemento importante na vida quotidiana e valorização da comunidade".Apesar de neste momento o acervo bibliográfico ser ainda pequeno, o neto de Quirino Mealha referiu que irá legar alguns livros a esta Biblioteca. "Usem e abusem deste espaço!", foi a mensagem deixada à população de Querença.Homenagem a mais um homem da culturaPara além de dotar a população de mais uma infra-estrutura importante, a criação desta Biblioteca no Dia Mundial do Livro teve também em vista prestar uma homenagem a Quirino dos Santos Mealha, um filho da terra que muito deu ao país.À semelhança do que tem sido feito em relação a outras figuras de Querença que se destacaram na vida cultural, política e social como Manuel Viegas Guerreiro e Manuel Gomes Guerreiro, a freguesia e o Concelho não esqueceram este homem que teve um papel determinante à frente do INATEL, para além de ter ocupado importantes cargos políticos.
*
[24 de Abril de 2006- GCRP]
**
O barlavento online também publica uma notícia. Para ler clicar aqui.

Eventos Culturais


Espectáculo de Dança Étnica
com o Grupo da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira
HOJE
4ª - 26 de Abril - 15h. - hall da ESE

24.4.06

I Encuentro Ibérico - Talleres

Talleres Temáticos

I BLOQUE: 14,30h às 16,00h

1 – Presentacion de materiales para Educacion de Adultos – Sala 94
Carrera de Pedagogia Social – Sevilha
Desarrollaremos una actividad lúdica para trabajar conceptos relacionados com la participación cuidadana y analizarémos los procesos para la elaboración de la misma.

2 – Técnicas y Habilidades para la Intervención Social – Sala 95
Marta Rodriguez Morán-Carrera de Trabajo Social - Huelva

Presentación de diferentes técnicas de grupos que favorecen la participación, incorporando elementos lúdicos y de habilidades sociales que favorecen el éxito en las intervenciones sociales.

3 – Taller de la Sexualidade – Sala 96
Carina Resende e Ana Artur (3ºano) – Carrera de Educación y Intervención
Comunitária.

El taller de Sexualidade tiene como objetivo sensibilizar para una sexualidad que queremos que sea saludable y feliz. Trabajaremos temas como la pubertad, el ciclo menstrual, el embarazo, la contracepción y las infecciónes sexualmente transmisibles.

4 – Terapias Alternativas – Ginásio
Marta Coelho, Vanessa Palma e Sara Batista (3ºano) – Carrera de Educacion y Intervención Comunitária
Finalidad del Workshop: Dar a conocer las diferentes terapias alternativas, que todo e qualquier Educador Comunitário, puede utilizar en su trayecto de trabajo.
Objectivo: Presentar como exemplo a todos aquellos que estén interesados, algunas terapias, que atendiendo al contexto del workshop, son más exemplificativas en el sentido práctico.

5 – Tercera Edad – Sala 55
Joana e Rossana (3ºano) – Carrera de Educación y Intervención Comunitária

“ El Juego del Conocimento” sobre tercera edad, es una forma divertida y dinâmica de conocer esta área. Ven a jugar con nosotros!

II BLOQUE – 16,30h às 18,00h

6 – Taller de Teatro del Oprimido – Sala 55
Filipa Azevedo (2ºano) – Carrera de Educación y Intervención Comunitaria

1, 2…3 Acción! Inspirado en Paulo Freire, el Teatro del Oprimido busca la liberación de los oprimidos. Al ser una poderosa herramienta de intervención social, es una técnica echa con, para, y por los oprimidos! Ven participa en esta breve, muy breve introduçión a las técnicas del teatro del oprimido!

7 – Danzas del Mundo – Átrio da ESSE
Bruna/Manuelzinho (3ºano) e Ângela/Sónia Dores (4ºano) – Carrera de Educación
y Intervención Comunitaria

El workshop “danzas del mundo” tiene por objetivo conocer las diferentes culturas por medio de su dança. Un rancho folclórico algarvio, el Hip Hop e la danza africana(Kizomba e Funáná) ocupan en este un lugar de destaque, donde la interación, la partija, la troca y el conocimento se tocan.

8 – Desarrollo Comunitário – Sala 94
Carrera de Pedagogia Social – Sevilha

A partir de una experiencia concreta de desarrollo comunitario en la ciudad de Sevilha, comprenderémos su concepto, caraterísticas, etc.

9 – Percusión Corporal
Rita (3ºano) – Carrera de Educación y Intervención Comunitaria
Si tiene problemas para oír los outros, esta harto(a) de juegos competitivos, peinsa que no sabe hacer musica… entonces usted necessita de la NUEVA LOCION PErcuteME CORPORAL
(Rui Afonso)

10 – Voluntariado – Sala 95
Javier Castro Medero - Carrera de Trabajo Social - Huelva
Presentacón de práticas profesionales en el ámbito de ONGS e Instituiciones públicas y privadas.

23.4.06

Lembrar, hoje:



Debate: "Palavras e Cantares de Abril"
Domingo, 23 de Abril de 2006 às 21:30

Conversa/debate com a participação do Coronel Rosado da Luz, da Associação 25 de Abril e José Luz dos Santos, da Associação CIVIS.
Música com José Maria (Ex Brigada Vitor Jara).
Entrada livre.
Organização: Curso de Educação e Intervenção Comunitária
com a participação da Associação 25 de Abril, Associação D'Agir e Associação CIVIS.
Colaboração: Câmara Municipal de Faro.
Local: Faro - Sociedade Recreativa e Artística Farense

22.4.06

Dança Étnica na ESE



Dança Étnica na Universidade do Algarve
Press-release:

No dia 26 de Abril, às 15 h, decorrerá na entrada da Escola Superior de Educação (ESE) da Universidade do Algarve (Ualg) um espectáculo de Dança Étnica, enquadrado nos Eventos Culturais da ESE.O grupo de dança étnica do Lar “A Gaivota”, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, constituído por jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, irá apresentar uma dança tribal intercultural denominado “Dança da Seca” baseada no tema musical de Marisa Monte e uma nova coreografia de “Dança do Ventre”.
Dário Alves
18 de Abril 2006
*
Ler mais clicando na imagem acima!

21.4.06

Encontro Ibérico - Workshops

I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social
Resumos dos Workshops Temáticos

I BLOCO: 14.30 às 16.00h

1 – Apresentação de Material para Educação de Adultos – Sala 94
Universidad de Sevilla
Desenvolveremos uma actividade lúdica para trabalhar conceitos relacionados com a participação cidadã e analisaremos os processos para a elaboração da mesma.

2 – Técnicas e habilidades para a Intervenção Social – Sala 95
Marta Rodriguez Morán
Apresentação de diferentes técnicas de grupo que favorecem a participação, incorporando elementos lúdicos e habilidades sociais que favoreçam o êxito nas intervenções sociais.

3 – Oficina da Sexualidade – Sala 96
Carina Resende e Ana Artur
A Oficina da Sexualidade pretende sensibilizar para uma sexualidade que se quer saudável e feliz. Trabalhar-se-ão temas como puberdade, o ciclo menstrual, a gravidez, a contracepção e as infecções sexualmente transmissíveis, através de dinâmicas de grupo.”

4 – Terapias Alternativas – Ginásio
Marta Coelho, Vanessa Palma e Sara Batista

Dar a conhecer as diferentes terapias alternativas, que todo e qualquer Educador Comunitário pode utilizar no seu percurso de trabalho. Apresentar, como exemplo a todos os interessados, algumas terapias atendendo ao contexto do workshop.

5 – Terceira idade – Sala 55
Joana e Rossana
“ O Jogo do Conhecimento” sobre terceira idade, é uma forma divertida e dinâmica de conhecer esta área. Venham jogar connosco!

II BLOCO: 16.30m às 18.00h.

6 – Oficina de Teatro do Oprimido – Sala 55
Filipa Azevedo
1, 2…3, acção! Inspirado em Paulo Freire, o Teatro do Oprimido procura a libertação dos oprimidos. Sendo uma poderosa ferramenta de intervenção social, esta técnica é feita com, para, e pelos oprimidos! Vem participar nesta breve, muito breve, introdução às técnicas do teatro do oprimido!

7 – Danças do Mundo – Átrios da ESE
Bruna, Manuelzinho, Ângela e Sónia Dores
O workshop “danças do mundo” tem por objectivo conhecer diferentes culturas através da sua dança. Um rancho folclórico algarvio, o Hip Hop e as danças africanas Kizomba e Funáná, ocupam neste um lugar de destaque, onde a interacção, a partilha, a troca e o conhecimento se tocam.

8 – Desenvolvimento Comunitário – Sala 94
Universidad de Sevilla
A partir de uma experiência concreta de desenvolvimento comunitário na cidade de Sevilha, compreenderemos o seu conceito, características, etc.

9 – Percussão Corporal – Ginásio
Rui Afonso
Se tem problemas para ouvir os outros, esta farto(a) de jogos competitivos ou pensa que não sabe fazer música… então você precisa da NOVA LOÇÃO PErcuteME CORPORAL

10 – Voluntariado – Sala 95
Javier Castro Medero
Apresentação de práticas profissionais no âmbito das ONG`S e Instituições públicas e privadas.

20.4.06

A propósito do I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social

Estávamos no ano lectivo de 1998/99 quando, numa organização conjunta do Curso de Educação e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve e do Curso de Pedagogia Social da Universidade de Sevilha, se organizou em Faro o I Seminário Ibérico de Educação de Adultos. Este 1º Seminário Ibérico marcou o início de uma colaboração conjunta entre dois cursos de duas universidades ibéricas que tinha o seu ponto máximo nos Seminários Ibéricos, espaços de comunicação, debate, convívio, troca de ideias e de projectos entre alunos e docentes de duas Universidades – Algarve e Sevilha. Ao longo destes anos realizaram-se quatro edições do Seminário Ibérico, duas em Faro e duas em Sevilha. Estes Seminários eram organizados, tendo por base as Conferências produzidas por figuras importantes da Educação de Adultos a nível nacional e a nível europeu e as comunicações temáticas que envolviam docentes e alunos de ambos os Cursos, assim como outros profissionais interessados na educação de adultos. O Seminário Ibérico foi um modelo que resultou enquanto durou e que muito contribuiu para a construção colectiva do conhecimento de todos os participantes. Vivemos tempos de mudança. O Curso de Educação e Intervenção Comunitária está numa nova fase da sua existência, prestes a ter nova denominação - “Educação Social” - e a sofrer alguns reajustes em termos de conteúdos funcionais. Conscientes da necessidade de aprender com os outros, de promover a comunicação, de cimentar as relações de amizade e vizinhança com as Universidades de Sevilha e de Huelva, surgiu a oportunidade de uma organização conjunta em que se dê total espaço aos alunos dos três Cursos de assegurar a organização de um Encontro que, com a participação de vários grupos de trabalho, faça emergir tudo o que de melhor existe nos alunos, criatividade, espontaneidade, alegria, solidariedade, amizade, cidadania, capacidade de organização, conhecimento e muita vontade de aprender com os outros, que é aquilo que o “mundo” espera dos educadores e trabalhadores sociais. A realização deste I Encontro Ibérico constituirá, certamente, para a Comissão Organizadora, formada por alunos dos três Cursos e para os demais alunos envolvidos nos workshops e painéis temáticos, um esforço que exige abnegação, sentido de responsabilidade, generosidade, disponibilidade, mas que TODOS esperamos que seja uma experiência muito gratificante para os alunos dos Cursos de Pedagogia Social da Universidade de Sevilha, de Trabalho Social da Universidade de Huelva e de Educação e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve.
*
[Joaquim do Arco]

18.4.06

Encontro Internacional

Nos dias 20-22 de Outubro deste ano, vai ter lugar na ESE da Universidade do Algarve, em Faro, um seminário intitulado "Human Development and Adult Learning". Trata-se do 1º encontro internacional de uma rede de investigação em construção, intitulada por sua vez "Between Global and Local: Adult Learning and Development", no âmbito da Esrea (European Society for Research on the Education of Adults).
As informações necessárias encontram-se num sítio criado para o efeito, que pode ser visitado clicando aqui.
*
António Fragoso

Querença vai inaugurar a Biblioteca Dr. Quirino dos Santos Mealha


Nota de imprensa publicada na Voz de Loulé
Outra nota pode ser lida no Região Sul online (clicar no nome em negrito)
*

Vai ter lugar no próximo dia 23 de Abril pelas 16h30 a cerimónia de inauguração a Biblioteca Dr. Quirino dos Santos Mealha em Querença.

A Junta de Freguesia de Querença em estreita colaboração com 3 estagiárias do Curso de Educação e Intervenção Comunitária, da Universidade do Algarve, idealizaram o “Projecto Revitalizar – Viver e Aprender em Querença” que procura dinamizar os recursos que existem na freguesia, procurando uma maior interacção social de toda a população. Colaboraram ainda na implementação deste projecto a Câmara Municipal de Loulé e a Casa do Povo de Querença.

A Biblioteca Dr. Quirino dos Santos Mealha será instalada na sala principal do edifício sede da Casa do Povo de Querença e para além da sua importância social e cultural é uma forma da freguesia de Querença homenagear um dos seus mais ilustres filhos.

A inauguração desta infra-estrutura de utilidade pública procura promover a formação de competências educativas e culturais através de um processo de interacção que envolve todos os habitantes da freguesia, visando a transformação social e cultural, baseada na participação e dinamização dos recursos locais, fundamental para uma maior inclusão social e qualidade de vida da população.

A esta cerimónia associa-se também a delegação regional do INATEL, no âmbito das comemorações do seu 70.º aniversário, que desta forma homenageia aquele que foi um dos seus mais carismáticos presidentes a nível nacional, justamente Quirino dos Santos Mealha. Igualmente presente estará o Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor João Guerreiro bem como a Câmara Municipal de Loulé, entre outras individualidades.

No final da cerimónia vai ter lugar um convívio que contará com teatro e com três grupos de cantares Alentejanos de Peroguarda.

14.4.06

O Curso de Educação e Intervenção Comunitária e o 25 de Abril

Comemorações nacionais do 25 de Abril no Algarve
A Associação 25 de Abril vai centralizar no Algarve as comemorações do 32º aniversário da Revolução dos Cravos, este ano dedicada aos 30 anos de poder democrático, anunciou o presidente da associação, Vasco Lourenço.
O Curso de Educação e Intervenção Comunitária, através de um grupo de Práticas, associou-se a estas comemorações. Assim, um dia antes, a 23 de Abril, haverá música de intervenção e debate na Sociedade Recreativa e Artística Farense, com intervenientes da Associação 25 de Abril, Associação D'Agir e CÍVIS.

12.4.06

Escrita criativa

........O dragão ao ver aquilo, de uma maneira “mágica” arrependeu-se, e quando isso aconteceu transformou-se num lindo sapo, eh! eh! eh!
*
Há dias assim, onde tudo parece muito fácil, é andar por aí a gritar para o mundo, até ficar sem voz! Quero gritar para o mundo e dizer que “Aqui sou feliz!” “Só aqui sou feliz!” Eu estou aqui! Eu estou aqui!
*
Era uma vez uma estrelinha que voava sem rumo pelos céus fora, pelo caminho encontrou um anjo, o seu era Querubim, que decidiu ir à terra ver como vivia o homem, sentindo todos os sentimentos possíveis e imaginários.
*
Textos completos para ler aqui.

11.4.06

CONFERÊNCIA - LIDERANÇA COMUNITÁRIA & MUDANÇA SOCIAL

Decorreu no passado dia 8 de Abril, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, a 5ª Conferência de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, desta vez com o tema "Liderança Comunitária & Mudança Social".
A Conferência contou, para o desenvolvimento dos temas, com a participação de importantes nomes a nível nacional e internacional na área das Ciências Sociais e Humanas, Desenvolvimento Comunitário e Solidariedade Social, tais como a Professora Doutora Lynn Mock, o Dr. José Calisto, o Professor Doutor James Calvin, o Srº Paulo Vieira e a Professora Doutora Rosa Verdugo Mates.
Os temas abordados na conferência andaram sobretudo em torno da Mudança Social, do Desenvolvimento Local e da Liderança Comunitária, sendo que foram apresentadas algumas experiências práticas e seus resultados.
A Universidade do Algarve também esteve presente com um grupo de 27 alunos e uma docente do curso de Educação e Intervenção Comunitária.
O grupo presente fez um balanço bastante positivo da conferência pela qualidade dos oradores, pela escolha do tema, pelas condições logísticas e pela organização em geral.

7.4.06

I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social

No dia 19 de Abril, na sala 22, entre as 10 e as 12h, terá lugar a 2ªreunião do Grupo Organizador do I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social que contará com a presença de alunos e docentes dos cursos de Educação e Intervenção Comunitária, Pedagogia Social da Universidade de Sevilha e Trabalho Social da Universidade de Huelva.

5.4.06

Ainda a reunião com a ANES

No dia 25 de Março de 2006 o director, dois docentes e alunos do curso de EIC reuniram-se, na ESE, com três educadoras sociais que fazem parte da Comissão Instaladora da Associação Nacional de Educadores Sociais (ANES). Esta tem como objectivos:
- Lutar pelo reconhecimento da classe profissional de Educadores Sociais enquanto Técnicos Superiores;
- Divulgar a nossa profissão na instituições do Estado, nas instituições de solidariedade social e na sociedade civil em geral;
- Lutar pelo reconhecimento do estatuto do Educador Social por parte dos Ministérios da Educação, da Justiça, da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social;
- Melhorar as condições salariais.
No seu Plano de acção para o ano de 2006, constam:
- Constituição da ANES;
- Elaboração do perfil de competências do Técnico Superior de Educação Social;
- Divulgação, junto das diferentes instituições, das competências do Técnico Superior de Educação Social;
- Criação de página na Net;
- Promoção de encontros, conferências e seminários relativos aos diferentes âmbitos de actuação do Técnico Superior de Educação Social.
Esta reunião serviu para divulgar esta associação e para mostrar que temos que estar todos empenhados para que consigamos ser reconhecidos e ter direitos semelhantes aos outros técnicos. É positivo deslocarem-se para falar pessoalmente com cada universidade que tem cursos semelhantes. Mostraram-nos empenho e fizeram-nos sentir que unidos poderemos concretizar um objectivo comum: sermos reconhecidos como Educadores Sociais e como técnicos importantíssimos numa equipa multidisciplinar.
Se alguém quiser entrar em contacto com a ANES, deixamos aqui o E-mail e os números de telefone:
aneducadoressociais@gmail.com
939512136 (Filipa Coelhoso) / 965457693 (Elsa Gomes)

Sónia Silva (4º EIC)

3.4.06

Actividades da Prática II - Mês de Abril de 2006

- UTL- Vila Real de Santo António Projecto “Há + vida na UTL”
Comemoração do dia dos Contos Infantis
03 de Abril de 2006


- Associação Oncológica do Algarve Projecto “Pintar a Vida de Esperança”
Acção de sensibilização sobre o “Cancro da Mama” no Auditório da Escola E.B 2, 3 João de Deus em São Bartolomeu de Messines
07 de Abril de 2006 às 21h00

- Junta Freguesia de Paderne
Projecto “ Paderne em Movimento
Seminário “ O Voluntariado”
07 de Abril de 2006

- Associação dos alunos africanos da UALG Projecto “Agir para Integrar”
Festa de Páscoa
15 de Abril de 2006 na Fábrica da Cerveja, em Faro


- Junta de Freguesia de Querença
Inauguração da Biblioteca
23 de Abril de 2006


- D’ Agir
Comemorações do 25 de Abril
23 de Abril de 2006 às 21h30 na Soc. Recreativa Artistica Farense


- Escola Paula Nogueira Projecto “Oficina Dos Afectos”
Semana da Concepção
26 a 28 de Abril de 2006

- Arca – Azinhal
Torneio de Ténis de Mesa
28 e 29 de Abril de 2006



- Junta Freguesia de Paderne
Projecto “ Paderne em Movimento
Encontro Intergeracional
29 e 30 de Abril de 2006


- RVCC de Lagoa - Projecto “Abrir Portas ao Futuro"
Recolha de livros na Escola Superior de Educação
Mês de Abril de 2006



- Apatris 21 Projecto “Crescer com a Apatris 21”
Divulgação da Apatris 21 nas escolas de 2º e 3º ciclos de Faro
Mês de Abril e Maio de 2006


- Projecto de Intervenção Precoce Almeirim - Projecto “Cuidar com Amor”
Sessão sobre “Cuidados Parentais”
Abril de 2006

Estar atento

Especialistas europeus de educação visitam o Algarve
Um grupo de catorze especialistas de educação de diversos países europeus vai ser recebido pela Direcção Regional de Educação do Algarve, na semana de 3 a 7 de Abril.
Os especialistas são provenientes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, França, Grã-Bretanha, Itália e Polónia e estão interessados em conhecer a realidade portuguesa, em facilitar o intercâmbio de informações e de experiências e em estabelecer contactos para, se possível, o desenvolvimento de futuras colaborações transnacionais.Este grupo desloca-se à nossa região numa visita de estudo Arion, sub-acção enquadrada no Programa Sócrates, que se destina a responsáveis políticos do sector da educação.A área temática da visita de estudo é a da Educação e Formação de Adultos e visa informar os parceiros europeus sobre quais as ofertas existentes, que têm como objectivo a qualificação e formação de adultos no Algarve e em Portugal.
*

1.4.06

Encontro Ibérico - Nota de imprensa

I Encontro Ibérico de Educação e Trabalho Social
decorre em Faro a 5 e 6 de Maio
*
Nos próximos dias 5 e 6 de Maio decorre, na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, em Faro, o I Encontro de Educação e Trabalho Social, organizado pelo Curso de Licenciatura em Educação e Intervenção Comunitária. O Encontro conta com a colaboração dos cursos de Pedagogia Social da Universidade de Sevilha e de Trabalho Social da Universidade de Huelva (ambos de Espanha). Este evento dá continuidade aos quatro Seminários Ibéricos realizados entre os anos de 1998 e 2004, nas cidades de Faro e de Sevilha, organizados pelas respectivas universidades.
No quadro da Declaração de Bolonha – que pretende implementar na União Europeia, um mecanismo educativo de equidade e mobilidade –, este Encontro reveste-se de extrema importância para os educadores e trabalhadores sociais no espaço europeu. Lembre-se que os últimos estudos colocam as áreas profissionais da protecção social nos primeiros lugares das exigências técnico-científicas em termos de mercado de trabalho. Particularmente, para os educadores comunitários, a relevância do momento demonstra-se pelo facto da necessidade de agregação, de todos as licenciaturas da área social, numa única designada de “Educação Social”, a iniciar com a implementação do processo de Bolonha em Portugal.
A colaboração científica entre docentes e alunos das universidades do Algarve, de Sevilha e de Huelva é, deste modo, uma plataforma fundamental na procura de caminhos decisivos para o desenvolvimento educativo e cultural dos dois países, no campo das problemáticas da educação e do trabalho social. Para este I Encontro a temática agregadora é a Exclusão Social, tema à volta do qual os educadores discutirão (no sábado, 6 de Maio), os temas específicos: exclusão e terceira idade; exclusão e crianças e jovens em risco; exclusão e trabalho com minorias; exclusão e deficiências. O primeiro dia (sexta, 5 de Maio) é dedicado à apresentação das perspectivas curriculares e educativas dos três cursos presentes; e ainda à realização de dez workshops (oficinas) dedicados a matérias curriculares de educação social. Durante o Encontro os participantes terão oportunidade de integrar diversas sessões de animação comunitária e participar num serão gastronómico e cultural na cidade de Faro.
Consubstanciando um modelo de educação-participativa, este Encontro é organizado, conjuntamente, por docentes e alunos dos três cursos das Universidades presentes.